1ª aula |
Apresentação e planejamento do
ano letivo |
2ª aula |
Mapeamento dos conceitos
espontâneos de história e história de vida das alunas (atividade) |
3ª aula |
Projetos escolares da 1ª semana
de aula: COMVIVA e Direitos Humanos |
4ª aula |
Histórias de Vida (biografia e
autobiografia), Biografia de Pablo Picasso, exercício de linha do tempo (atividade) |
5ª aula |
Autobiografia de Jorge Santos,
exercício de linha do tempo (atividade de leitura) Autobiografias de alunos
(produção de texto interdisciplinar) e indicação de biografias no YouTube |
6ª aula |
Documentos históricos (conceitos
e atividade de observação) |
7ª aula |
Documentos históricos: Vila
Amaury (análise de documentos) |
8ª aula |
Trabalho bimestral:
biografia dos avós (ATIVIDADE AVALIATIVA) |
9ª aula |
Documentos históricos sobre o CEF
102 Norte (ATIVIDADE AVALIATIVA de análise de documentos em grupo) |
10ª aula |
História de Brasília: terra e
migração Livro Gabriel em Brasília (indicação
de material do IPHAN) |
11ª aula |
Tempo, ciclos da natureza: dia/noite;
fases da lua; estações do ano (aula expositiva) |
12ª aula |
Tempo
histórico: tradição e ruptura. Mundo Antigo x Mundo Moderno. |
13ª aula |
Terra e propriedade: conceitos e
usos (debate) |
14ª aula |
Reformas agrárias: Roma Antiga e
Brasil contemporâneo (MST) |
15ª aula |
Cercamentos na Inglaterra pós-feudal
e A Utopia de Thomas More |
16ª aula |
Acercadacana,
Ilha das Flores e Narradores de Javé (trechos de filmes) |
17ª aula |
A
Declaração de Direitos (análise de documentos e uso do livro didático) |
18ª aula |
Revoluções Inglesas e a Revolução
Industrial (aula expositiva) |
19ª aula |
Sociedade industrial: burguesia x
proletariado e organização dos trabalhadores |
20ª aula |
Terra e questão ambiental:
destruição e o genocídio yanomami em Roraima (debate) |
21ª aula |
Terra, espaço e as mudanças do
mundo moderno (uso do livro didático) |
22ª aula |
Iluminismo e o pensamento moderno
(aula expositiva) |
23ª aula |
Independência
dos EUA e a Declaração de Independência (análise de documento) EUA: luta pela liberdade (indicação
de documentário) |
24ª aula |
Prova escrita
(ATIVIDADE AVALIATIVA) |
25ª aula |
Diagnósticos das estudantes |
+5 livres |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário