segunda-feira, 5 de março de 2012

3a e 4a semana...

No pós Carnaval, como todas as coisas no Brasil, tudo parece começar a entrar nos eixos. Feita a distribuição dos alunos de acordo com o projeto (ainda que muitas concessões tenham sido feitas), eu estou muito satisfeito com o rendimento das turmas de 8o ano, especialmente o 8o A.
Eu pedi um texto sobre o ano em passado, intervalo na nossa relação professor-estudante. Fiquei até impressionado com a qualidade das produções, em especial, o texto de um aluno chamado José Gabriel, que é portador de necessidades especiais, mas acima de tudo um cara excepcional, extraordinário, que com a ajuda da mãe transformou-se em um exemplo de superação.
Os trabalhos na temática terra e propriedade começaram com um exercício de leitura e a definição dos conceitos de propriedade e posse, seguido das idéias de propriedade privada, pública e coletiva. Na 6a feira, passei o curta Acercadacana, filme de Felipe Peres Calheiros da UFPE, sobre os conflitos agrários na zona da mata pernambucana, trazendo-nos a constante luta de Maria Francisca, uma posseira ciente de seus direitos.


Nas turmas de 6o ano, iniciei o trabalho sobre biografia e autobiografia, além de explorar a leitura, interpretação de textos e trabalho em grupo.

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