terça-feira, 26 de março de 2013

O som do universo (Acercadacana de Felipe Calheiros)


Salve salve pessoas.. mais práticas, mais dias e assim a vida se faz. Essa semana é curta, porque tem feriado da Semana Santa na 5a e 6a.
As últimas aulas foram deveras produtivas. Com as turmas de 6o ano, apresentei três interessantes vídeos sobre o universo. O tema agora é tempo. Acima de tudo, o olhar humano para o tempo. Começo, portanto, em concordância com o livro, tratando dos ciclos da natureza que foram percebidos pelos seres humanos. Dia e noite, as fases da lua e as estações do ano são processos vivos para os estudantes e torna o diálogo bem interessante. Eles tem uma curiosidade de saber como essas coisas funcionam e acontecem. O assunto é tratado em diversas disciplinas e a perspectiva dos historiadores realça como o tempo nos governa e nos navega.

http://www.youtube.com/watch?v=gqEDrTurDns


Os três vídeos servem para tirar os pés deles do chão. Eu tive essa ideia no ano passado, quando precisei repor as aulas da greve aos sábados, o que implicou em 3 aulas seguidas para levar só duas turmas por sábado. Daí montei um grande aulão do universo.
Porém, no ano passado, eu os apresentei ao fim das explicações, como a culminância do processo. Dessa vez, eu optei para trazê-los logo de cara e só então colher os cacos para explicar. Estou na experimentação do processo.
Com as turmas de 8o ano, após o filme Narradores de Javé, foi a vez de trabalhar com eles o documentário Acercadacana de Felipe Peres Calheiros, que já está articulado com os eixos temáticos Terra e Propriedade. O filme tem 19 minutos e apresenta a luta da senhora Maria Francisca, posseira de um sítio no Engenho Tiúma em São Lourenço da Mata, Zona da Mata de Pernambuco. Ao contrário de milhares de outros posseiros, que foram expulsos ou coagidos, a lavradora resiste no local que é sua moradia há mais de 40 anos. Ela denuncia a violência e os desmandos dos donos do engenho, o grupo Petribu, que prefere tomar as terras para o cultivo da cana. A cena final dos paredões de fogo do canavial em chamas que envolve o sítio é marcante.
Para a discussão, somo ao filme, duas músicas: Asa Branca de Luiz Gonzaga e Banditismo Por Uma Questão de Classe de Chico Science e Nação Zumbi. O resultado foi muito proveitoso, despertando o interesse dos educandos. Asa Branca é uma música muito familiar para eles, levando uma das turmas a cantar junto com a música, além de ser um hino dos sertanejos. Banditismo é uma música com pegada rock'n roll, mas com o melhor do manguebeat, mostrando outra ótica pra formação da delinquência: "banditismo por necessidade".
São três óticas dos conflitos pela terra e a propriedade. Vamos ver o que sai também...


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