quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dia 4 - 04/04

Dando continuidade ao projeto, passei a 2a parte do filme O senhor do Anéis - A Sociedade do Anel. Ao final fiz um debate/ explicação do filme, porque a história realmente é difícil para a faixa etária deles. São muitos personagens e muitos detalhes na história, a maioria dos quais passa batido por eles. Ainda assim, o filme despertou interesse generalizado. Os alunos captam bem a trama principal da destruição do anel como símbolo de um mal maior, mas lhes escapa os dramas pessoais dos personagens, bem como as reviravoltas, como a traição do Saruman. Querendo ou não, ao longo do livro, você tem muito mais tempo para mergulhar no universo, enquanto que o filme dialoga muito mais com os espectadores já afeitos a história.
Como O Senhor dos Anéis foi um marco para mim, confesso que criei muita expectativa com relação a ele, mas me parece agora que o universo infantil deles precisa de mais introduções antes de jornadas tão rebuscadas. De qualquer forma, acho que nas etapas vindouras do projeto será um bom referencial.

3 comentários:

Daphne disse...

vc já assistiu Willow??
http://www.imdb.com/title/tt0096446/
eu acho que é da faixa etária deles, eu me lembro que a primeira vez que assisti foi numa sessao da tarde...
acho que ele mostra o universo fantasioso muito bem! e mostra tb o poder de quem é pequeno ;)
(e a trilogia de livros é FODÁSTICA!!! o filme foi baseado só no primeiro)

Salve Jorge disse...

Assisti sim, Daphne.. Willow na terra da magia é um clássico e acho que a linguagem é mais próxima da idade deles mesmo. Eu pensei nele depois que comecei o projeto.. acho que ainda posso incluí-lo.. a história é muito boa e menos complicada. Os livros eu não conheço.. você tem? (isso eu leria até da minha parte mesmo.. rs)

Daphne disse...

nao tenho os livros, li os do meu irmão, mas recomendo ;)