terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia 10 - 30/05

No dia 23/05, não houve encontro, pois eu estava doente. O início do trabalho mais prático ficou pra semana atual. No entanto, com a proximidade da festa junina, a atividade foi encurtada, pois vários alun@s tinham ensaio da quadrilha.
Sendo assim, não pude realizar toda a atividade planejada. Minha idéia foi fazer uma espécie de livro-jogo.
Pra quem não conhece, os livros jogos foram uma febre (pelo menos entre nós rpgistas..) no começo dos anos 90. Joguei muito os do Steve Jackson (que não é o mesmo do GURPS). O livro tinha um texto recortado em várias partes e ao fim de cada trecho, você tinha que optar por dois caminhos / possibilidades (o feiticeiro da montanha de fogo era o mais foda de todos..). Tinha um sistema simples de resolução de conflitos (pros que simplesmente não queriam presumir a vitória), tornando-se um jogo autoexplicativo (eu até tenho um livro para rpg de mesa ambientado nesse mundo).
Com base nas histórias criadas por eles sobre os personagens e a reunião do grupo, criei um enredo condutor com pequenas variações nas tramas de acordo com as particularidades. Além disso, deixei lacunas textuais para ser preenchidas por eles para darem características deles para o ambiente. Ao final, tinham que optar por duas possibilidades de resolução, por exemplo:

1.As cinco pessoas estavam saindo do tribunal depois do julgamento. Essas pessoas se chamam _________________, ________________, _______________, _______________ e _______________ . A rua estava tranqüila e a cidade de ________________ parecia muito calma. Só que _______________ percebeu uma mulher escondendo coisas de uma joalheria dentro da roupa, sem que a vendedora percebesse. ______________ era juíza do tribunal e conhecia a vendedora, que se chamava _______________. Ela trabalhava duro pra ajudar em casa, pois o pai era desempregado e a mãe lava roupa pros outros. Mesmo assim, tinham muito pouco dinheiro pra viver e sustentar a família.

Vocês escolhem avisar a vendedora do que está acontecendo ou vão embora pra não arranjar confusão?


Trabalhei algumas fichas e discuti com o grupo sobre a decisão, foi legal apesar de corrido...
Também fiz a escolha dos representantes (leia-se líderes) dos grupos.. tô tentando trabalhar
sociabilidade e organização.
Os desenhos abaixo são dos personagens de duas alunas:


Nenhum comentário: