quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Plano de aula para o 9o ano: história, memória e cidadania


Salve salve pessoas, como eu disse na postagem anterior, esse ano são 9 turmas de 6o ano e uma novidade: vou dar aula para o 9o ano pela primeira vez. Os estudantes foram todos meus alunos no 6o e no 8o ano. Como normalmente trabalho com 8o ano, realizo a Olimpíada de História com os 9os anos para manter o contato. Essa experiência é uma das poucas práticas concretas com que contei para elaborar esse novo plano de aula, que ainda é muito teórico. Ano que vem eu vou ter um respaldado pela prática desse 2015 que vem por aí.
Meu planejamento está em concordância com a coleção de didáticos com que trabalho (que a escola recebe pelo triênio até o próximo PNLD), coleção História Temática da Conceição Cabrini e outros que uso e já citei aqui no blog. Hoje em dia, a coleção se chama Velear e falo sobre ela no meu texto sobre livros didáticos. De modo geral, os eixo-temáticos são cidadania e direitos humanos. Estes vem trabalhados em quatro unidades que percorrem tradicionais conteúdos do 9o ano, como as guerras mundiais e ditaduras no Brasil, mas também a industrialização brasileira no século XIX e a formação da cidadania na Grécia Antiga.
Eu acrescento dois outros eixos: história e memória. Além da cidadania, resolvi envolver também o tema da memória que esta relacionado à minha pesquisa de doutorado. Pesquisa que nasceu com o trabalho com estes estudantes (entre outros) no 6o ano e me fez pensar a proposta arrojada de integrar os educandos do 9o como orientadores para os estudantes do 6o ano, seja na recuperação colaborativa, seja na elaboração do teatro.
Bom, a ideia é começar com o mapeamento dos conceitos de história como todo ano e com as narrativas de história de vida. Depois serão apresentados os três eixos temáticos que caminharão em diálogo, mas terão direções próprias. A Olimpíada de História será preparada ao longo do 1o bimestre, tendo a culminância no início do 2o bimestre com as etapas. Minha melhor equipe até hoje foi até a 4a fase, mas com o trabalho específico com aulas para discutir as provas e fazer exercícios, vai ajudar bastante, então espero chegar até Campinas dessa vez.
O segundo eixo será mais de discussão sobre a formação da cidadania contemporânea ou pós-moderna, conforme queiram. Vou trabalhar com um recorte do Cidadania no Brasil: o Longo Caminho do José Murilo de Carvalho, a introdução. e História e Cidadania: Por Que Ensinar História Hoje? de Marcelo Magalhães, dois textos bons e que vão direto à questão dos processos de formação e afirmação dos direitos políticos, civis e sociais, além da questão do direito à diferença. A eles somam-se aulas expositivas sobre a atual "crise hídrica" e a 1a Guerra Mundial.
O terceiro eixo será o desenvolvimento do projeto História do Recanto das Emas. Assim como o trabalho da Olimpíada de História, esse projeto será em equipes de 3 pessoas. Ele consistirá em orientar os estudantes na escritura de uma história do Recanto das Emas a partir dos relatos de moradores, articulando-se essa prática ao que já é feito com os estudantes do 6o ano no 1o bimestre. A partir do 2o bimestre, após a Olimpíada, os estudantes trabalharão sobre o material produzido por seus colegas em consonância com minha pesquisa do doutorado.
Para todos os eixos existem aulas específicas, assim como aulas integradas que os articulam, assim como avaliações e recuperações continuadas. Também continuo utilizando muitos filmes, que transitam pelos três eixos. No 1o bimestre, por exemplo, irei fazer uso de Kill Bill 2, Cidade de Deus, Rap: o Canto da Ceilândia, Matrix, Glória Feita de Sangue e O Grande Ditador. Em todos os casos, são trechos do filme que permitem a discussão, ficando a critério do estudante ver o filme todo se tiver o interesse, assim como os textos escritos utilizados.
Continuando, se no 1o bimestre temos a preparação da Olimpíada, os conteúdos formação da cidadania e 1a Guerra, além da discussão do projeto História do Recanto. O 2o bimestre começa forte com as fases da Olimpíada até meados de maio. Depois disso passarei a alguns conteúdos para pensar a questão da cidadania e direitos humanos, que vão do período do fim da 1a Guerra até o fim da 2a Guerra: Revolução Russa, Guerra Civil Espanhola, totalitarismos, Crise de 29, Era Vargas, não necessariamente nessa mesma ordem. O projeto História do Recanto passará pela análise conjunta das fontes nesse período, produzidas pelos educandos do 6o ano no 1o bimestre, além da elaboração de um roteiro de pesquisa.
O texto que utilizo no 2o bimestre (além do livro didático) é A Revolução dos Bichos do George Orwell. Além deste, trabalho com os filmes Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos (completo), O Labirinto do Fauno, Terra e Liberdade e 1984.
O 3o bimestre se iniciará pelo projeto História do Recanto, onde após terem realizados entrevistas nas férias, os trios já estarão aptos a produzir algumas sínteses, que culminarão nos trabalhos finais em meados do bimestre. Antes disso, irei discutir a relação entre história e memória, discursos e regimes de verdade.
Caso haja alguma equipe classificada, na primeira semana de agosto estaremos indo para Campinas para a última etapa da Olimpíada.
A discussão sobre cidadania e direitos humanos se dará sobre temas como o pós-colonialismo, a ditadura militar no Brasil entre 1964 e 1985 e a comissão da verdade. Não haverá nenhum livro além do didático nesse bimestre, embora eu vá trabalhar textualmente a música Cálice de Chico Buarque e trechos de matérias de jornal sobre a comissão da verdade. Acrescento ainda os filmes Santo Forte, 15 Filhos, O Dia Que Durou 21 Anos e Entre os Muros da Escola.
A partir do 3o bimestre, eu também pretendo integrar os processos de recuperação continuada, utilizando os educandos do 9o ano como orientadores dos estudantes de 6o ano. Desse modo, cada equipe terá a responsabilidade de auxiliar alguns dos educandos menores, desenvolvendo sua própria capacidade de ensino e aprendizagem. Isso se integrará com o fato de que no 4o bimestre, já tendo dado conta da Olimpíada e do projeto História do Recanto, os grupos cuidarão de assessorar a realização do teatro da Guerra de Tróia, enquanto o estudo do mundo grego e a cidadania na Atenas de Péricles.
Sendo assim, o quarto bimestre terá a discussão de dois belos textos: a tragédia As Troianas de Eurípedes e O Elogio de Helena de Górgias.  Tais textos serão tomados como elementos para pensar esse modelo de cidadania construído a partir da Atenas de Péricles, assim como de seus mais famosos filósofos. Isso servirá para problematizar o modelo de cidadania moderno, bem como refletir sobre as possibilidades contemporâneas da cidadania com duas palestras do TED: O perigo de Uma História Única de Chimamanda Adiche e A Guerra Contra as Drogas de Ethan Nadelmann. Haverão também músicas e filmes com a culminância da apresentação de projetos de intervenção no Recanto das Emas a partir do CEF 308. As músicas que serão analisadas são Meu Amigo Pedro de Raul Seixas e Mistério do Planeta dos Novos Baianos e o filme é Tróia.
 O teatro (ou rpg) do mito é o grande evento do ano. Os estudantes ficam realmente alucinados, já me esperando com tudo pronto pra ação começar. Mas ano passado deu um trabalho descomunal, sendo assim, os estudantes do 9o ano atuarão como contra-regras e coordenadores das cenas (como aconteceu no ano passado, mas extra-oficialmente). Os educandos do 8o e 9o ano sempre tem um saudosismo de seus papéis e conseguem lidar melhor com os papéis.
As provas de todos os bimestres, como acontecia com os 8os anos, serão com consulta livre e os pontos serão distribuídos entre os 3 eixos de acordo com seu peso naquele bimestre. Vamos ver o que dá certo e o que eu mudo ano que vem...

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