Salve pessoas, como o plano de aula é genérico, eu resolvi publicar o cronograma de aulas para o 1º bimestre. Se não viu o plano, só clicar aqui.
1º dia
|
Apresentação, mapeamento do conceitos espontâneos de história e
história de vida (atividade)
|
2º dia
|
Devolução da atividade, conceito do dicionário
|
3º dia
|
Biografias de Cândido Portinari e Pablo Picasso, linha do tempo
(exercício de leitura)
|
4º dia
|
Autobiografias de Dolores e Maria José, linha do tempo (exercício de
escrita)
|
5º dia
|
Autobiografias de Jorge Santos, autobiografia dos alunos e linha do
tempo (exercício de escrita)
|
6º dia
|
Análise das biografias e autobiografias: fichas de leitura (ATIVIDADE), olhar cadernos
|
7º dia
|
Correção das fichas de leitura individualmente, olhar cadernos
|
8º dia
|
Correção das fichas de leitura em duplas, olhar cadernos
|
9º dia
|
Biografias de João Cabral de Melo e Machado de Assis, linha do tempo,
conceito de documentos históricos (exercício de escrita e compreensão dos
textos)
|
10º dia
|
Autobiografias de Maria das Graças e Maria Eunice, linha do tempo, conceito
de documentos históricos (exercício de escrita e compreensão dos textos)
|
11º dia
|
Trabalho bimestral: biografia
dos avós (ATIVIDADE)
|
12º dia
|
Autobiografia de Chimamanda Adichie e biografia de Nelson Mandela,
linha do tempo, conceitos de diversidade e desigualdade (exercício de escrita
e compreensão dos textos)
|
13º dia
|
Autobiografias de Maria Joana e Maria Cândida, linha do tempo,
conceitos de diversidade e desigualdade (exercício de escrita e compreensão
dos textos em duplas)
|
14º dia
|
Medidas do tempo (exercício matemático)
|
15º dia
|
Tempo, ciclos da natureza: dia/noite; fases da lua; estações do ano
(aula expositiva)
|
16º dia
|
Filmes sobre corpos celestes e dimensões do universo
|
17º dia
|
Observação humana e calendários (exercício de leitura)
|
18º dia
|
Biografias de Caio Júlio César e Gregório XIII, linha do tempo
(exercício de escrita e compreensão dos textos), receber trabalhos
|
19º dia
|
Autobiografia de Tulavii e
biografia de Cora Coralina, linha do tempo, conceito de tempo histórico
(exercício de leitura e compreensão dos textos)
|
20º dia
|
Quadripartismo histórico: história antiga, medieval, moderna e
contemporânea (aula expositiva)
|
21º dia
|
Prova escrita: as histórias e
os tempos (ATIVIDADE)
|
22º dia
|
Autobiografias de Maria Alcir e Arlinda, linha do tempo, conceitos de
cidade (exercício de escrita)
|
23º dia
|
Histórias do Recanto das Emas e suas moradoras (aula expositiva)
|
24º dia
|
Entrega dos trabalhos, o Recanto das Emas e as histórias de vida
(exercício de compreensão dos trabalhos)
|
25º dia
|
Entrega das provas, fechamento das notas
|
+5 livres
|
Algumas observações importantes:
- Ainda que sejam , em média, 30 aulas bimestrais por turma, eu planejo um total de 25 para deixar 5 livres para eventualidades como faltar porque fiquei doente, alguma atividade coletiva da escola, feriados e afins.
- Apesar de estarem colocadas sequencialmente, as eventualidades também podem fazer com que alguma(s) da(s) aula(s) seja deslocada no cronograma.
- Pretendo levar os estudantes ao planetário e, idealmente, seria no 1º bimestre, mas sei que não deve ter mais data, por isso não incluí.
- Meu foco esse ano é menor ainda em notas, como expliquei no plano, ainda assim é preciso atender as exigências burocráticas da secretaria, sendo assim o que está marcado como ATIVIDADE é o que vale nota.
- Como meu plano de aulas teve mudanças significativas, o cronograma está bem diferente. Veja o anterior:
1º dia
|
Apresentação, o que é história (mapeamento do conceito espontâneo,
atividade)
|
2º dia
|
Devolução da atividade, conceito do dicionário
|
3º dia
|
Biografia de Cândido Portinari, linha do tempo (exercício de leitura)
|
4º dia
|
Autobiografia de Izabel da Cunha, linha do tempo (exercício de
leitura)
|
5º dia
|
Autobiografia de Jorge Santos, linha do tempo, autobiografia dos
alunos e l. do tempo
|
6º dia
|
Olhar cadernos, exercício de compreensão dos textos (individual)
|
7º dia
|
Olhar cadernos, exercício de compreensão dos textos (grupo)
|
8º dia
|
Correção do exercício
|
9º dia
|
Correção do exercício
|
10º dia
|
Correção do exercício
|
11º dia
|
Trabalho bimestral: biografia dos avós
|
12º dia
|
Fontes históricas (exercício de leitura)
|
13º dia
|
Fontes históricas (exercício de leitura)
|
14º dia
|
Tempo, ciclos da natureza (dia/noite; fases da lua; estações do ano)
|
15º dia
|
A medida do tempo (exercício de leitura), Filmes sobre corpos
celestes
|
16º dia
|
Calendários (exercício de leitura), Filme dimensões do universo, receber
trabalhos,
|
17º dia
|
Atividade medidas do tempo (história e matemática)
|
18º dia
|
Outros Tempos(iorubás), Tempo Histórico
|
19º dia
|
Quadripartismo histórico (história antiga, medieval, moderna e
contemporânea)
|
20º dia
|
Devolução dos trabalhos, olhar cadernos, exercício de revisão para
prova
|
21º dia
|
Devolução dos trabalhos, olhar cadernos, exercício de revisão para
prova
|
22º dia
|
Prova
|
23º dia
|
Gabarito da prova
|
24º dia
|
Entrega das provas, fechamento das notas
|
25º dia
|
História de Brasília, recuperação continuada
|
+5 livres
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário