terça-feira, 15 de março de 2011

dia 1 - 14/03/11


Ontem, teve início o projeto de práticas criativas para o desenvolvimento do imaginário infantil no CEF 308 do Racanto das Emas, cidade satélite a 25km de Brasília. O projeto está sendo realizado com os alunos do ensino integral de ambos os turnos da escola, que vão do 6o ao 8o ano do ensino fundamental. Oensino integral da escola na parte da tarde está com um grupo de 24 alunos, todos meus alunos pela manhã ou que foram meus alunos no ano passado. Esse número, no entanto, deve aumentar nos próximos dias. Eu passei o filme A História Sem Fim de Wolfgang Petersen para os estudantes, além de dois textos "Uma Palmada Bem Dada" da Cecília Meireles e a fábula "Os Dois Ratinhos", recontada por Ana Maria Machado.
Os alunos gostaram do filme e das leituras. Por fim, passei um exercício para fazê-los refletir sobre o filme. Na minha ótica, o filme que é de 1984 e baseado em um livro alemão, possui um debate maravilhoso sobre a importância da imaginação e da fantasia no desenvolvimento das pessoas. Além disso, a metalinguagem do filme é fantástica, principalmente na conversa final entre Bastian e a Imperatriz. Assim como ele entra na história de Atreio para salvar Fantasia, nós entramos na história dele. Outro diálogo sensacional é sobre não haver fronteiras para a fantasia, diálogo este com o servo do Nada, o lobo Gmorg.
Hoje pela manhã repeti o procedimento com os 8 alunos do integral pela parte de manhã, dos quais 6 foram meus alunos ano passado. Um deles manifestou pra mim o descontentamento, mas o restante curtiu. Na parte da manhã, como estou em sala de aula, eu apenas passo por lá rapidamente e uma monitora que cuida da turma.

4 comentários:

Daphne disse...

mas vc dá uma pausa no filme para comentar esses diálogos interessantes? ou deixa para comentar e mostrar sua importância no final??

Salve Jorge disse...

Primeiro eu passo o filme todo, Daphne.. se não quebra o clima.. acho melhor eles entrarem no clima do filme primeiro...

Lauro disse...

Indico a série http://pt.wikipedia.org/wiki/Percy_Jackson_%26_os_Olimpianos

O primeiro filme tem cenas de muita fantasia e sem violência explícita (sangue e mutilações), o qual pode ser apresentado para todos os alunos.
O bom dessa série é que trata de assuntos da mitologia grega (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega) onde há possibilidade para várias expectativas. A imaginação vai rolar solta.

Salve Jorge disse...

Salve Lauro.. tudo bom? Eu não li o Percy Jackson, mas o que vi do filme a bem da verdade não me agradou muito. Sou um apaixonado por mitologia, principalmente grega e confesso que não curti as propostas. Claro que pra criançada é uma porta de entrada pra esse universo. Eu mesmo nas minhas aulas regulares faço todo um trabalho com mitos n 2o semestre.. Gilgamesh na Mesopotâmia.. Osíris no Egito.. Indra na Índia e do Imperador Amarelo na China (as chamadas civilizações fluviais..), parto pra Guerra de Tróia e no fim Rômulo e Remo, Mas valeu pela dica..