segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Plano de aula para o 8o ano: terra, propriedade e nação


Salva salve pessoas, dando continuidade ao preparativos pro início do ano letivo, aqui vai o meu plano de aula pro 8o ano. Em 2013, ele ainda era um projeto, que agora está respaldado pela prática de um ano inteiro de efetiva aplicação (em 2012 teve a greve). Sendo assim, passou por alguma alterações e ganhou corpo.
Para começar o ano é necessário um planejamento das suas aulas. Mesmo que muita gente possa se gabar de dar uma aula excelente sem tê-la planejado (o que acontece bastante), o planejamento é parte da qualificação do processo de ensino-aprendizagem. Você pode ler excelentes manuais sobre como ensinar história, ter ótimas aulas de prática de ensino da história, mas só vai aprender a fazer planos de aulas, depois que tiver uma prática para embasá-lo.
Em um mundo ideal onde todos os professores tem um planejamento de suas aulas, um trabalho interdisciplinar é mais palpável. Pode-se ir além de pacotes de provas e temas transversais. Um planejamento de qualidade e integrado ao projeto político pedagógico da escola é capaz de transformar as vivências escolares dos atores da escola. É preciso tomar cuidado com a noção que depois de ter a prática, não se precisa mais planejar. Justamente o contrário, quanto mais prática, mais fácil e melhor o planejar.
A proposta que apresento a seguir é de aulas para o 8o ano do ensino fundamental. O livro didático com que trabalho é história temática da Conceição Cabrini e outros autores. Também trabalho muito com filmes, produção de textos e leituras.
O eixo-temático proposto para o 8o ano é Terra, Propriedade e Nação. Isso já é uma ampliação do recorte proposto pela coleção didática, que se atém aos dois primeiros conceitos de forma explícita. Ainda assim, a questão da formação dos Estados Nacionais Modernos é trabalhada nos capítulos finais do livro. Embora o livro seja excelente, ele ainda está muito preso a uma linearidade etapista e sequencial da história. Percebi isso em 2012 e no ano passado quebrei a sequência do trabalho. Resolvi inverter a ordem do discurso no intuito de tentar algo mais arqueológico (inspirado em Foucault) na discussão desses conceitos e na historicização desses processos. Mais do que simplesmente inverter a ordem dos elementos, meu interesse foi por explorar as camadas, os estratos de possibilidades que foram se acumulando ao longo da construção desse discurso, dessa longa história da civilização ocidental. Perceber mais do que a evolução do Estado, mais do que o progresso triunfante da propriedade capitalista. Meu interesse é por como se construiu essa ideia de progresso, esse modelo de triunfo quase inquestionável.
A prática me mostrou que ir além da linearidade tradicional é um esforço constante, pois alguns alunos mostraram dificuldades em lidar com diferentes temporalidades. Houve confusão quanto à sequência de acontecimentos como situar a Idade Média após a Revolução Francesa por tê-la estudado depois. Isso não significa o fracasso da proposta, mas sim que precisei criar mecanismos de diálogo entre a linearidade e a visão arqueológica do conhecimento histórico. O objetivo não pode ser romper com a linearidade, mas problematizá-la e através disso, ampliar as possibilidades do espírito crítico dos estudantes.
No primeiro bimestre, inicio com a discussão sobre o conceito de história. Passamos a conceitos de posse, propriedade e à discussão da questão da terra na história do Brasil. A lei de terras de 1850, a escravidão, o movimento dos sem terra e outros elementos são problematizados. Depois é a vez de explorar outras geografias e períodos como a reforma agrária mexicana, a propriedade da terra na África subsaariana pré-colonial e na Roma Antiga. Integrado a isso, trabalho a leitura do livro Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto, cuja leitura é iniciada em sala de maneira expositiva, passando à leitura coletiva e à leitura individual. O trabalho com o livro no presente ano deve ser ainda mais frutífero, pois ano passado, os educandos trabalharam o mesmo livro nas aulas de português do 7o ano.
Além disso, há a  exibição de partes selecionadas de vários filmes como: O Labirinto do Fauno de Guillermo Del Toro; Narradores de Javé de Eliane Caffé; Acercadacana de Felipe Calheiros; Ilha das Flores de Jorge Furtado;  Cabra Marcado pra Morrer de Eduardo Coutinho e Spartacus de Stanley Kubric. Também faço uso de músicas como Banditismo por uma questão de classe de Chico Science e Nação Zumbi e Asa Branca de Luiz Gonzaga. 
Esse trabalho é inspirado pela proposta de Marcos A. Silva e Selva Guimarães Fonseca no capítulo intitulado Imaginário e Representações no Ensino de História do livro Ensinar História no Século XXI: Em Busca do Tempo Perdido . Tendo trabalhado a proposta no dois últimos anos, já proponho aqui desdobramentos para as ideias dos autores. O trabalho bimestral é a produção de um texto sobre a casa dos estudantes. Cada um deles, de acordo com um roteiro, deve buscar historicizar sua propriedade (ou posse). Há uma atenção à escrita e produção do texto, mas o objetivo principal é conhecer ainda mais o universo dos educandos, como interpretam e representam suas realidades, trazendo suas vivências para o centro dessa discussão. Narradores de suas Javés.
No 2o bimestre, ao invés de seguir com os autores do livro didático que passam da desestruturação do Império Romano para o processo de formação do feudalismo e dai para o longo processo de ascensão da burguesia que culmina na Revolução Francesa ao fim do 3o bimestre, minha proposta é iniciar pela Revolução Francesa e buscar o próprio questionamento desse progresso luminoso. É ambicioso o que proponho, mas acredito que essa arqueologia permita uma compreensão mais critica pelos estudantes. Ao invés de levá-los a entender a formação da civilização ocidental pelos conflitos de forças econômicas e grupos sociais por propriedades, questionar como nossas formas de pensar a propriedade foram se afirmando.
Também estou atento ao fato de que não estou eliminando o etapismo progressista de meus horizontes de expectativa, pois continuo trabalhando com várias vedetes da historiografia como Revolução Francesa, Revolução Industrial, Reforma Protestante, Iluminismo, entre tantos. Uma vez mais repito, no entanto, que meu objetivo não é exaltar a inevitabilidade de um progresso, mas as condições de possibilidade de sua afirmação.  Como já adiantei antes, é preciso um trabalho atento e cuidadoso junto aos alunos para lidar com a crítica ao etapismo linear.
Faço uso de material historiográfico como Reflexões sobre a Revolução Francesa de Edmund Burke, além de filmes como Danton de Andrzej Wajda, Excalibur de John Boorman, Asterix e Obelix de Claude Zidi. Trechos desses filmes e de outros entram na discussão da construção / reconstrução dos modelos de nação desejados na sociedade burguesa que vai se afirmar após a revolução. Ainda assim, o principal material desse bimestre é a leitura do livro A Utopia de Thomas More (ou Morus). Essa obra única é utilizada para oferecer ideias para pensar o mundo anterior à Revolução Francesa, bem como as contradições que impeliam as mudanças. A perfeição da ilha de Utopia é o contraponto da Inglaterra do século XVIII, mas também da França pré-revolucionária e até mesmo do Brasil do século XXI. 
Com isso, o feudalismo e o medievo passam para o 3o bimestre nesse processo. Há da minha parte, como já dito, o cuidado de remeter e lembrar da linearidade tradicional, mas contrapondo-a a análise que escava as camadas. Já que não nos é possível apreender o tempo, não é preciso nos prender a uma ideia de narrativa da temporalidade que é criada por nós e não pelo próprio tempo. Por isso, há um discussão prévia para deixar o pensamento novamente afiado após as férias de meio de ano. 
A proposta é ir além da noção de Idade Média como era das trevas entre a Idade Antiga e a modernidade. Mais do que buscar o pré-capitalismo na morte anunciada do feudalismo, acredito ser mais produtivo a discussão do conceito de medievo na modernidade. Para tanto, além de problematizar o medievo tradicional, buscar outras Idades Médias. Para tanto, são trabalhados diversos filmes como O Nome da Rosa de Jean-Jacques Annaud, El Cid de Anthony Mann, O Incrível Exército Brancaleone de Mario Monicelli e Coração Valente de Mel Gibson. Todos tomados como imaginários localizados daquilo que já não é, o passado. Esses imaginários sobre a Idade Média são discutidos com a orientação do texto Dez Modos de Sonhar a Idade Média de Umberto Eco, que também perpassa a discussão da lutas de poder pelas terra e pelos imaginários.
A avaliação é feita através da apresentação de seminário sobre a "Idade Média" de outras regiões do mundo como a América, a Áfica, o Oriente Médio, a China e a Índia. Os grupos são formados em parte pelos estudantes e em parte por mim para equilibrar os interesses e necessidades. 
Com o 4o bimestre, a ideia é passar para o processo de independência brasileiro e a análise da formação não especialmente do Estado brasileiro, mas da nação em terras tupiniquins. Processo esse enredado pela questão da terra e da propriedade. A análise se concentra nos inúmeros conflitos ocorridos ao longo da história do Brasil, das revoltas, insurreições ou revoluções. Analisar o estabelecimento de uma ordem a partir do que ela tenta enquadrar.
Aqui temos novamente o uso de vários filmes que vão desde Carlota Joaquina de Carla Camurati até Vidas Secas de Nélson Pereira dos Santos. Este último é tratado com maior profundidade. O livro trabalhado é Os Sertões de Euclides da Cunha, cuja leitura é trabalhada paralelamente ao conteúdo, que culmina com a análise do conflito de Canudos. Ao fim, a proposta não é que os educandos tenham decorado o que é terra, propriedade e nação, mas que através dessas ferramentas conceituas, eles sejam capazes de ler, interpretar e reescrever / recriar suas realidades. Dá trabalho.. por isso que é bom.

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